Qual é o lugar certo para adorar a Deus, no monte ou no templo?

A igreja evangélica, salvo raríssimas exceções, herdou de forma conveniente, a estrutura bispo-monarquico da igreja romana, criando seus pequenos e grandes vaticanos, centralizando aquilo que o próprio Senhor Jesus Cristo descentralizou, ou seja, o culto de adoração a Deus (Jo 4.23,24). Se fôssemos, de fato, seguir o ensinamento de Jesus, deixaríamos de construir templos, pois nós somos templos nele como nos deixaram bem claro os textos de Paulo (I Co 3.16,17; 6.19; Ef 2.21,22); e Pedro (I Pe 2.5).
Desde a minha adolescência já ouvia “pastores” se valerem de uma hermenêutica totalmente equivocada, porém conveniente a eles, daquela passagem onde Davi teve a oportunidade de matar Saul na caverna, e disse:”Deus me guarde de tocar no ungido do Senhor”. (I Sm 24.6)E assim, agiam de maneira hostil e arbitrária contra o rebanho de Deus (leia I Pe 5.2), causando males psíquicos, muitos até de natureza indelével, na vida de muita gente boa e temente a Deus. Ora, Saul foi ungido para ser rei, um pastor, se é que realmente foi ungido por Jesus, foi ungido para ser servo a exemplo do Sumo Pastor (Mt 20.28 e Lc 22.27). Não consigo ver nenhuma semelhança entre muitos pastores, principalmente presidentes de igrejas, com o nosso Bom Pastor Jesus (Jo 10.14), pois o Senhor sequer tinha onde reclinar a cabeça (Lc 9.58), ao contrário desses mercenários da fé que se tornaram ricos, usufruindo dos dízimos e ofertas para seus deleites e prazeres, viajando pelo mundo, enviando seus filhos para estudarem nas melhores escolas do mundo, nos EUA e Inglaterra, e ainda oprimindo o povo sob ameaças de excomunhão e “pragas evangélicas e maldições” sobre quem não contribuir e bancar suas luxúrias!

Observe o que Paulo diz sobre o nosso Sumo Pastor e veja se há alguma semelhança no comportamento avarento de muitos pastores de nossos dias:

“Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre , para que pela sua pobreza enriquecêsseis.” (2 Co 8.9)

O oposto do que Paulo diz expressaria bem o que motiva muitos líderes evangélicos:

“Porque já sabeis sobre o espírito de pleonexia e eritheia (espírito que visa lucro!) de muios pastores, os quais sendo pobres, por interesse e cobiça se fizeram ricos, para que pela sua riqueza de bens acumulados, permanecêsseis pobres e oprimidos.”

Mas o enriquecimento neste texto está no contexto que fala da riqueza de generosidade demonstrada por aqueles irmãos pobres, que contribuíram com grande alegria e voluntariedade, para socorrer aos irmãos da igreja de Jerusalém. Mas o pastor mercenário adora citar 2 Co 9.6 que fala sobre a lei da semeadura, ou seja:

“o que semeia pouco, pouco também ceifará, e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.”

Entretanto, este texto está dentro do mesmo contexto da riqueza de generosidade que aqueles irmãos, tão pobres, demonstraram, dando acima de suas possibilidades, não para a construção de um império eclesiástico, mas para socorrer aos necessitados.

Lembro-me de um pastor, muito versado na bíblia, um bom evangelista mas um péssimo pastor, que “apausentava” (não apascentava!) as ovelhas com terrorismos verbais com base “bíblica”, dizendo: “ninguém brinque com a severidade de Deus”, e como eu sempre fui livre para me expressar, eu o confrontei dizendo que aquilo não era “severidade de Deus”, mas sim sua (do pastor) natureza adâmica nordestina de cangaceiro de Lampião! Por favor, não me interpretem mal, pois nada tenho contra nossos irmãos compatriotas nordestinos, pois meu paizinho e avós paternos (saudosa memória) são de lá, gente boa e muito talentosa e criativa.

Infelizmente, assim como o clero romano percebeu que o templo judaico era grande fonte de lucro, passou a centralizar o culto, a partir do 3º século d.C, oficializando o cristianismo como religião do Estado, e os protestantes, principalmente hoje, copiaram esta forma centralizadora e tirana de culto, onde quem manda, quem é o chefe supremo, pontífice evangélico, é o pastor presidente vitalício (nem o presidente da república é vitalício!), coronel e “dono” das almas de crentes indoutos e leigos, que se recusam a enxergar que este sistema é humano e carnal.

O Senhor Jesus estabeleceu a Sua Igreja, mas jamais estimulou a centralização do culto no templo, pois foi Ele quem disse à mulher samaritana:

“Nem no monte e nem no templo adorareis ao Pai (…). Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (Jo 4.21,23).

Seria muito bom se houvesse arrependimento e conversão ao verdadeiro evangelho de Jesus desses pseudo-pastores! Seria maravilhoso se eles assimilassem a mensagem do apóstolo Pedro que disse:

“Apascentai o rebanho DE DEUS, que está entre vós, tendo CUIDADO dele, NÃO POR FORÇA, MAS VOLUNTARIAMENTE; nem por TORPE GANÂNCIA, , mas de ÂNIMO PRONTO. Nem como TENDO DOMÍNIO sobre a HERANÇA DE DEUS, mas SERVINDO de EXEMPLO para o REBANHO DE DEUS.” (I Pe 5.2,3 – o grifo é meu)

PRESTE ATENÇÃO NA CONOTAÇÃO GENITIVA, QUE INDICA DELIMITAÇÃO DE ORÍGEM: REBANHO DE DEUS E HERANÇA DE DEUS!!!

Não tenho nenhuma dúvida de que Pedro aprendera com o Senhor por meio daquela conversa ao redor da fogueira, quando Jesus disse a ele: “Apascenta o MEU rebanho”. Pedro entendeu que o rebanho é de Deus, e que ninguém deveria apascentar o rebanho de Deus por torpe ganância e com domínio sobre ele, como vemos acontecer em todo tempo em nossos dias.

Que o Senhor Jesus, nosso Sumo Pastor, tenha misericórdia de Seu povo que vive sob a manipulação e opressão de muitos líderes inescrupulosos e avarentos, pois como disse Paulo, a avareza é idolatria, e portanto, todo pastor avarento é um idólatra.

“Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo ou de Deus.” (Ef 5.5 cf. Col 3.5)

No Espírito do Sumo Pastor!

Valter Carvalho da Silva

3 comentários em “Qual é o lugar certo para adorar a Deus, no monte ou no templo?”

  1. meu amigo ,nenhum dos dois! adorar o Pai em espirito e em verdade.E é O PAI PQ SEU NOME FOI CORROMPIDO,POR NOMES DE BLASFEMIA. ADORAR ELE NA VERDADE.SÓ NAO VÁ EM TEMPLOS .QUE ESSE ELE NAO HABITA. E TAMBEM,UMA OUTRA COISA NAO VAI ATRAS DE PASTORES DIACONOS PRESB ANCIAO ECT. ABRA SEU OLHO PARA Q NINGUEM VOS ENGANE. TALVES EU ERREI NA CALIGRAFIA. MAS É DEVIDO AO MEU OLHO TA DOENDO MTO. QUE PAI CELESTIAL VOS ABENÇOE NA SABEDORIA, QUE ASSIM SEJA ALELUIA SHALOM..

  2. ja vi que seu intuito é esvasiar as igrejas, orientando o povo a não frequentar as mesmas, isso ao que me parece é obra satanica, tome cuidado pois Deus têm um grande amor por elas aja visto que as mesmas têm sido um canal para libertação de muitas pessoas , familias têm sido restauradas nas mesmas, medite nisso.

  3. Olá Cleidston boa noite e a paz, você leu o artigo todo ou fez como a maioria dos Brasileiros que “correm o olho” e já tiram suas próprias conclusões. Fiz a pergunta porque afirmar que a minha intenção é esvaziar igrejas e orientar às pessoas a não congregar mostrou claramente que você não leu o artigo todo, mas simplesmente “correu o olho”. Leia o artigo todo, tire sua máscara religiosa, deixe Deus falar com você e depois a gente conversa, grande abraço para você e fique na paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *